sábado, 10 de novembro de 2018

#pracegover - 4 boas práticas de acessibilidade digital

Imagem mostra o close de um teclado de computador, três botões em destaque representam símbolos da deficiência física, auditiva e visual
Imagem mostra o close de um teclado de computador, três botões em destaque representam símbolos da deficiência física, auditiva e visual


Já tem alguns anos que venho convivendo mais com pessoas com deficiência. Sejam amigos, colegas, alunos, interagimos bastante através de redes sociais. Além disso, já produzi vários materiais (físicos e digitais) didáticos acessíveis. Aprendi muito, com meus erros e acertos, e quero compartilhar algumas coisas que tomei para mim como boas práticas de acessibilidade de conteúdo e nas interações no mundo virtual.

1. Cuidado com emoticons - Essa vêm de uma situação me pegou de surpresa outro dia... Nos comentários da publicação de um amigo com baixa visão, alguém postou uma carinha feliz. A resposta veio rápido - "Alguém me explica o que significa esse bonequinho que publicaram? Porque eu não posso ver."

2. Audiodescrição - Leitores de tela (software usado por pessoas com deficiência visual para acessar o computador, que lê o que está na tela) ainda não "lêem" imagens. Já existem vários algoritmos em uso, por exemplo pelo facebook, que tentam reconhecer e descrever o conteúdo de uma imagem, mas não sãomuito eficientes, e é gentil a gente explicar, com poucas palavras, o que tem na imagem. - chamamos isso de audiodescrição, e é por isso que vemos muito por aí hashtags como #pracegover ou #descricaodaimagem .

3. Cuidado com documentos digitais - Imagens, gráficos e tabelas são um problema para leitores de tela! Precisam de uma descrição textual. Além disso, aqueles textos formatados com várias colunas costumam gerar uma enorme confusão na ordem de leitura se estiverem, por exemplo em PDF - melhor evitar quando possível.

4. Legendas e LIBRAS - Essa dica é para conteúdos como vídeos, pensando na acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva. Nem todos são fluentes na leitura em português então o ideal é que se possa sempre produzir conteúdo com as duas opções de acessibilidade.

Me conta aí nos comentários, como você faz para que suas postagens sejam acessíveis?

Nenhum comentário:

Postar um comentário