quinta-feira, 8 de novembro de 2018

O que eu aprendi com meus alunos

Ilustração de duas pessoas, uma de frente para a outra, com a "cabeça aberta" e a representação das trocas a respeito de um assunto. Entre os dois a imagem de um balão de fala, com a figura de uma lâmpada.



Aprendi, aprendo, seguirei aprendendo... Toda vez que ensino algo a alguém.

Aprendi que cada ser humano é único. Verdade, cada pessoa aprende de formas diferentes e que quanto mais estímulos sensoriais tiver uma aula (fala, imagem, práticas...), maiores são as possibilidades de aprendizado.

Aprendi que a gente se frustra. A melhor aula que eu pude preparar nem sempre vai atingir os alunos, cada um vem para sala de aula com suas próprias questões, e sobre algumas delas - pessoais - não podemos interferir.

Aprendi a respeitar. O tempo de cada um, o desejo de participar, ou se isolar. Mas aprendi que tem momentos que precisamos incentivar um aluno a ir além, e a linha que divide as duas coisas é tênue.

Aprendi a mostrar o caminho e dar autonomia. Receitas prontas que não dão espaço para dúvidas e erros, vão ser guardadas na mochila e esquecidas.

Aprendi a importância da mediação da aprendizagem. Estar junto, acompanhar o raciocínio, orientar, questionar... Contribuir para a construção do conhecimento, nunca apenas "transferindo" conhecimento.

Enfim, a lista poderia ser infinita. Como disse, meus alunos me ensinam muito a cada dia - e amo aprender. Desejo pra nós, que saibamos sempre aprender o melhor de cada momento da vida, os bons e os difíceis estão aí para que possamos nos tornar sempre melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário