segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Por que tecnologias para inclusão?


Quando conto para as pessoas que trabalho com Tecnologia Assistiva, isso costuma causar muitas dúvidas e alguma confusão. Pensei muito até chegar no termo "tecnologias para a inclusão", que apesar de não abranger todo o conceito,  parece um pouco mais "explicativo" para esclarecer em poucas palavras.

Porém, isso não tira a importância da Tecnologia Assistiva e de entendermos do que se trata. Quando falamos em educação especial, inclusão laboral e direitos da pessoa com deficiência, este é um termo muito utilizado. De acordo com a Lei Brasileira da Inclusão, temos a definição de
tecnologia assistiva ou ajuda técnica: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social;
Então, não se tratam apenas de recursos tecnológicos no sentido de usar um computador ou equipamentos caros, mas estes recursos estão incluídos, e esta é a área que eu mais atuo: recursos de acessibilidade no uso do computador. Equipamentos e softwares que auxiliam a pessoa com deficiência a trabalhar melhor no computador e assim ser capaz de se comunicar melhor, ser produtiva e estar incluída na sociedade, através da aprendizagem e do trabalho.

Existem muitas soluções que não exigem tecnologia computacional, e que são muito importantes para a inclusão da pessoa com deficiência que também quero abordar por aqui. Desde a Libras e o Braille, até adaptações de materiais didáticos e acessibilidade em materiais impressos em geral.

Espero que possamos fazer muitas trocas!
Me fala nos comentários, o que você quer ver por aqui?

Nenhum comentário:

Postar um comentário